Tecle Gamer Pergunta: “T4m3x, por que seus vídeo não tem tag, e aparecem na primeira página do Youtube ?”

Gostaria de poder te dar uma resposta bem curtinha e fácil para esta pergunta, mas como você já deve esperar, vou escrever um longo texto sobre isso. Tomara que esteja com paciência para ler. Vamos lá…

Primeiro precisamos entender o que são TAGS, as etiquetas. Elas são formas de categorizar o conteúdo. Você pode comparar com um supermercado, você entra e tem lá vários corredores, tem o corredor dos “alimentícios”, o corredor dos produtos de “higiene pessoal”, o corredor das bebidas… e por aí vai.
Os sites tentam fazer mais ou menos a mesma coisa, eles usam para isso as TAGS. Nas redes onde as tags são públicas (facebook, twitter) você pode ver e fica bem mais fácil, alguém posta uma foto na balada e embaixo tem: “#balada, #fimdesemana, #curtindoavida, etc…

Porém no youtube as coisas são um pouquinho mais complicadas, pois o youtube usa tags (e também os títulos e descrições) para sugerir ao usuário novos vídeos parecidos com aquele que ele está assistindo. São aqueles vídeos que você vê do lado direito. Num passado distante as tags influenciavam muito nisso, se você usasse uma tag teria grandes chances de aparecerem vídeos com esta mesma tag ao lado. AÍ COMEÇOU O PROBLEMA.

Algumas pessoas espertas perceberam que havia vídeos que tinham MUITOS ACESSOS e estes vídeos usavam algumas tags específicas. Exemplo: Vídeo do Michel Teló, tinha a tag Michel Teló, o vídeo pega 400 milhões de views… agora pense comigo… se houvesse apenas 10 vídeos com a tag “michel telo” eles apareceriam ao lado do vídeo do Michel Teló que tem 400 milhões de views… e provavelmente estes vídeos ganhariam muitos views! E isso foi uma ótima ideia!!!

Porém… foi uma ótima ideia que muitas pessoas tiveram, então chegou um ponto em que você tinha pessoas fazendo vídeo de casamento, vídeo de minecraft, vídeo ensinando a fazer crochê, desafio comendo cebola e tudo mais, usando tags de vídeos populares. Resumindo… a coisa perdeu o propósito. Então não faria o menor sentido o youtube continuar sugerindo vídeos com base nas tags, portanto o youtube retirou a “força determinante” das tags e distribuiu entre outras variáveis.

As variáveis já existentes eram “título”, “descrição” e foram introduzidas algumas mais sofisticadas como “tempo de exibição” e “qual vídeo a pessoa assistiu depois deste e antes deste”, e agora estas variáveis tem mais força. Vejam que o youtube ficou MUITO MAIS INTELIGENTE, antes ele classificava o vídeo por tags, então se eu coloco a tag “goiabada” ele iria relacionar todos os vídeos com essa tag, agora ele faz um cálculo super sofisticado e inteligente para definir as recomendações.

UM EXEMPLO PRÁTICO: Se alguém assiste um vídeo da T4M3X que tinha 4:00 por 3:00 (75%) e em seguida vai pra um vídeo do Tecnodia com título parecido e assiste 3:30 (87,5%) do vídeo que também tem 4:00. Então o youtube entende que: 1 – O vídeo do Tecnodia é realmente parecido com o meu, pois a pessoa saiu do meu vídeo e foi pro dele e assistiu 87,5% do vídeo. 2 – o vídeo do Tecnodia é melhor que o meu, pois a pessoa tinha assistido apenas 75% do meu. Com base nisso o youtube decide que o vídeo aparecerá como relacionado no meu na 2ª posição (isso é só um chute) e o meu aparecerá relacionado no dele na 5ª posição (outro chute). Isso da destaque ao vídeo do Tecnodia em relação ao meu e ainda relaciona os 2 vídeos.

Então no canal T4M3X não são usadas tags pois elas são uma métrica muito fraca, podem ajudar o vídeo a subir, mas em uma proporção tão ínfima que não vale a pena investir tempo nelas. Portanto nós preferimos investir em bons títulos e descrições.

Acho que depois desse post vão entender porque eu criei o blog. Imagine fazer um vídeo explicando tudo isso, rsrs

3 pensamentos em “Tecle Gamer Pergunta: “T4m3x, por que seus vídeo não tem tag, e aparecem na primeira página do Youtube ?””

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *